Seminário de Ufologia Avançada

  1. Seminário de Ufologia Avançada no RIO DE JANEIRO

    Contatos Imediatos no Litoral do Rio de Janeiro
    A Realidade da Conexão Espiritual

    Dia 26 de Janeiro (domingo), das 15 às 19 Horas...

    CASA DE PADRE PIO

    (Rua Assunção, 297 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ)

    CONFERENCISTAS

    Arthur Sérgio Neto

    Consultor da revista UFO, pesquisador de campo, teve várias experiências com UFOs.

    “O Caso Ogliméia Mozard”

    Apresenta a impressionante experiência de contato mantida na cidade de Araruama (RJ), quando vários seres extraplanetários “invadiram” a casa da Sra. Ogliméia Mozard. O caso foi investigado também pelo ufólogo Marco Antonio Petit, com regressão de memória desenvolvida pela psicóloga Gilda Moura. Será apresentada inclusive a gravação (vídeo) realizada durante a hipnose. As investigações revelaram que Ogliméia vinha mantendo experiências com os UFOs desde a idade de 5 anos.

    Orlando de Souza Barbosa Jr.

    Consultor da revista UFO, biólogo marinho, autor do livro “Maias e Hopis – povos fugitivos de uma catástrofe cósmica”, etc.

    “Dos Extraterrestres À Extraespiritualidade”

    Apresenta um mergulho profundo na transcendência da presença alienígena e a verdadeira essência do espírito. Essa conferência, também inédita, e que estará sendo apresentada pela primeira vez na Casa de Padre Pio, provocará com certeza muitas reflexões (não pode ser apresentada no evento passado).

    * Participação especial do ufólogo e escritor MARCO ANTONIO PETIT, co-editor da revista UFO e autor de sete livros, que abordam diferentes aspectos da Ufologia, que apresentará o tema “UFOs e ETs no litoral do Estado do Rio de Janeiro”.

    * Evento ilustrado com farta documentação visual (fotos e filmes).

    Inscrições: (R$ 40,00) no local, no dia do evento a partir das 14:30 hm.

    Informações: marcoantoniopetit@gmail.com / (21) 9584-1014.

    http://marcoantoniopetit.blogspot.com/

    https://www.facebook.com/marco.petit.982

    https://www.facebook.com/marcoantoniopetitdecastro

    Apoio:

    Revista UFO (www.ufo.com.br)

    Casa de Padre Pio (http://www.padrepio.org.br/)

    Pilares de Hermes – Escola de Mistérios (pilaresdehermes@gmail.com).

    A ilustração é de autoria do artista plástico Lielzo Azabuja. Foi realizada inspirada em um caso de contato ocorrido na cidade de Valença (RJ).
    Ver mais
    Foto: Seminário de Ufologia Avançada no RIO DE JANEIRO  Contatos Imediatos no Litoral do Rio de Janeiro A Realidade da Conexão Espiritual  Dia 26 de Janeiro (domingo), das 15 às 19 Horas  CASA DE PADRE PIO  (Rua Assunção, 297 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ)  CONFERENCISTAS  Arthur Sérgio Neto  Consultor da revista UFO, pesquisador de campo, teve várias experiências com UFOs.  “O Caso Ogliméia Mozard”  Apresenta a impressionante experiência de contato mantida na cidade de Araruama (RJ), quando vários seres extraplanetários “invadiram” a casa da Sra. Ogliméia Mozard. O caso foi investigado também pelo ufólogo Marco Antonio Petit, com regressão de memória desenvolvida pela psicóloga Gilda Moura. Será apresentada inclusive a gravação (vídeo) realizada durante a hipnose. As investigações revelaram que Ogliméia vinha mantendo experiências com os UFOs desde a idade de 5 anos.  Orlando de Souza Barbosa Jr.  Consultor da revista UFO, biólogo marinho, autor do livro “Maias e Hopis – povos fugitivos de uma catástrofe cósmica”, etc.  “Dos Extraterrestres À Extraespiritualidade”  Apresenta um mergulho profundo na transcendência da presença alienígena e a verdadeira essência do espírito. Essa conferência, também inédita, e que estará sendo apresentada pela primeira vez na Casa de Padre Pio, provocará com certeza muitas reflexões (não pode ser apresentada no evento passado).  * Participação especial do ufólogo e escritor MARCO ANTONIO PETIT, co-editor da revista UFO e autor de sete livros, que abordam diferentes aspectos da Ufologia, que apresentará o tema “UFOs e ETs no litoral do Estado do Rio de Janeiro”.  * Evento ilustrado com farta documentação visual (fotos e filmes).  Inscrições: (R$ 40,00) no local, no dia do evento a partir das 14:30 hm.  Informações: marcoantoniopetit@gmail.com / (21) 9584-1014.  http://marcoantoniopetit.blogspot.com/  https://www.facebook.com/marco.petit.982  https://www.facebook.com/marcoantoniopetitdecastro  Apoio:  Revista UFO (www.ufo.com.br)  Casa de Padre Pio (http://www.padrepio.org.br/)  Pilares de Hermes – Escola de Mistérios (pilaresdehermes@gmail.com).  A ilustração é de autoria do artista plástico Lielzo Azabuja. Foi realizada inspirada em um caso de contato ocorrido na cidade de Valença (RJ).

Mensagem da Presidencia

A querida família da Casa de Padre Pio,

Desejo uma Feliz Páscoa a todos voces companheiros de
jornada e suas respectivas famílias. Que possamos estar cada vez mais unidos de coração no amor, na fé , na alegria de viver e na caridade.

Em anexo repasso para voces uma mensagem simples e profunda que recebi de uma amiga para refletirmos !

Muita PAZ, LUZ e HARMONIA hoje e sempre!

Qua Padre Pio se sua amorosa falange continuem nos abençoando, nos amparando e inspirando.

Abraços
fraternos, Lucia Pires

Curas Espirituais

A MATRIZ VIVA -- A NOVA CIÊNCIA DA CURA

Cura Energética ~Gregg Braden

Assitam a este vídeo legendado que nos foi apresentado em Mendes por Luiz Augusto. Comprova cientificamente o que sempre ouvimos pelos mentores espirituais.....

Atividades da Casa de Padre Pio

Calendário 2013 Vs Abril

30 de jun. de 2009

A Grande Transição

Opera-se, na Terra, neste largo período, a grande transição anunciada pelas Escrituras e confirmada pelo Espiritismo. O planeta sofrido experimenta convulsões especiais, tanto na sua estrutura física e atmosférica, ajustando as suas diversas camadas tectônicas, quanto na sua constituição moral. Isto porque, os espíritos que o habitam, ainda caminhando em faixas de inferioridade, estão sendo substituídos por outros mais elevados que o impulsionarão pelas trilhas do progresso moral, dando lugar a uma era nova de paz e de felicidade. Os espíritos renitentes na perversidade, nos desmandos, na sensualidade e vileza, estão sendo recambiados lentamente para mundos inferiores onde enfrentarão as conseqüências dos seus atos ignóbeis, assim renovando-se e predispondo-se ao retorno planetário, quando recuperados e decididos ao cumprimento das leis de amor. Por outro lado, aqueles que permaneceram nas regiões inferiores estão sendo trazidos à reencarnação de modo a desfrutarem da oportunidade de trabalho e de aprendizado, modificando os hábitos infelizes a que se têm submetido, podendo avançar sob a governança de Deus. Caso se oponham às exigências da evolução, também sofrerão um tipo de expurgo temporário para regiões primárias entre as raças atrasadas, tendo o ensejo de ser úteis e de sofrer os efeitos danosos da sua rebeldia.

Concomitantemente, espíritos nobres que conseguiram superar os impedimentos que os retinham na retaguarda, estarão chegando, a fim de promoverem o bem e alargarem os horizontes da felicidade humana, trabalhando infatigavelmente na reconstrução da sociedade, então fiel aos desígnios divinos. Da mesma forma, missionários do amor e da caridade, procedentes de outras Esferas estarão revestindo-se da indumentária carnal, para tornar essa fase de luta iluminativa mais amena, proporcionando condições dignificantes, que estimulem ao avanço e à felicidade. Não serão apenas os cataclismos físicos que sacudirão o planeta, como resultado da lei de destruição, geradora desses fenômenos, como ocorre com o outono que derruba a folhagem das árvores, a fim de que possam enfrentar a invernia rigorosa, renascendo exuberantes com a chegada da primavera, mas também os de natureza moral, social e humana que assinalarão os dias tormentosos, que já se vivem. Os combates apresentam-se individuais e coletivos, ameaçando de destruição a vida com hecatombes inimagináveis. A loucura, decorrente do materialismo dos indivíduos, atira-os nos abismos da violência e da insensatez, ampliando o campo do desespero que se alarga em todas as direções. Esfacelam-se os lares, desorganizam-se os relacionamentos afetivos, desestruturam-se as instituições, as oficinas de trabalho convertem-se em áreas de competição desleal, as ruas do mundo transformam-se em campos de lutas perversas, levando de roldão os sentimentos de solidariedade e de respeito, de amor e de caridade...

A turbulência vence a paz, o conflito domina o amor, a luta desigual substitui a fraternidade....mas essas ocorrências são apenas o começo da grande transição. A fatalidade da existência humana é a conquista do amor que proporciona plenitude. Há, em toda parte, uma destinação inevitável, que expressa a ordem universal e a presença de uma Consciência Cósmica atuante. A rebeldia que predomina no comportamento humano elegeu a violência como instrumento para conseguir o prazer que lhe não chega da maneira espontânea, gerando lamentáveis conseqüências, que se avolumam em desaires contínuos. É inevitável a colheita da sementeira por aquele que a fez, tornando-se rico de grãos abençoados ou de espículos venenosos.
Como as leis da vida não podem ser derrogadas, toda objeção que se lhes faz converte-se em aflição, impedindo a conquista do bem-estar. Da mesma forma, como o progresso é inevitável, o que não seja conquistado através do dever, sê-lo-á pelos impositivos estruturais de que o mesmo se constitui. A melhor maneira, portanto, de compartilhar conscientemente da grande transição é através da consciência de responsabilidade pessoal, realizando as mudanças íntimas que se tornem próprias para a harmonia do conjunto.

Nenhuma conquista exterior será lograda se não proceder das paisagens íntimas, nas quais estão instalados os hábitos. Esses, de natureza perniciosa, devem ser substituídos por aqueles que são saudáveis, portanto, propiciatórios de bem-estar e de harmonia emocional. Na mente está a chave para que seja operada a grande mudança. Quando se tem domínio sobre ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edificante, dando lugar a palavras corretas e a atos dignos. O indivíduo, que se renova moralmente, contribui de forma segura para as alterações que se vêm operando no planeta. Não é necessário que o turbilhão dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribuir eficazmente com os espíritos que operam em favor da grande transição. Dispondo das ferramentas morais do enobrecimento, torna-se cooperador eficiente, em razão de trabalhar junto ao seu próximo pela mudança de convicção em torno dos objetivos existenciais, ao tempo em que se transforma num exemplo de alegria e de felicidade para todos. O bem fascina todos aqueles que o observam e atrai quantos se encontram distantes da sua ação, o mesmo ocorrendo com a alegria e a saúde. São eles que proporcionam o maior contágio de que se tem notícia e não as manifestações aberrantes e afligentes que parecem arrastar as multidões. Como escasseiam os exemplos de júbilo, multiplicam-se os de desespero, logo ultrapassados pelos programas de sensibilização emocional para a plenitude. A grande transição prossegue, e porque se faz necessária, a única alternativa é examinar-lhe a maneira como se apresenta e cooperar para que as sombras que se adensam no mundo sejam diminuídas pelo Sol da imortalidade. Nenhum receio deve ser cultivado, porque, mesmo que ocorra a morte, esse fenômeno natural é veículo da vida que se manifestará em outra dimensão. A vida sempre responde conforme as indagações morais que lhe são dirigidas. As aguardadas mudanças que se vêm operando trazem uma ainda não valorizada contribuição, que é a erradicação do sofrimento das paisagens espirituais da Terra. Enquanto viceje o mal, no mundo, o ser humano torna-se-lhe a vítima preferida, em face do egoísmo em que se estorcega, apenas por eleição especial. A dor momentânea que o fere, convida-o, por outro lado, à observância das necessidades imperiosas de seguir a correnteza do amor no rumo do oceano da paz. Logo passado o período de aflição, chegará o da harmonia.
Até lá, que todos os investimentos sejam de bondade e de ternura, de abnegação e de irrestrita confiança em Deus.
Divaldo Pereira Franco pelo espírito Joana de Angelis

24 de jun. de 2009

Ação Social em ação

A chave para a tranqüilidade nas relações se encontra na transformação dos nossos sentimentos e ações, um conceito que os indianos batizaram de ahimsa.

PS: todo movimento na ação social é circular, é simples de se observar através dos projetos praticados em nosso cotidiano, pois um realimenta o outro... Criando possibilidades, pois potencialidades, todos temos. Classe de Ioga para todas as idades (Natiele e Sra. Maria Diogo, praticando)



Não importa se você pinta, esculpe ou fabrica sapatos;
se você é jardineiro, fazendeiro, pescador, carpinteiro – isso não importa.
O que importa é: você está pondo toda a sua alma
naquilo que está criando?
Em caso afirmativo, o produto de sua criatividade
tem algo dos atributos de Deus.
(Osho)


Flores de Tecido - trabalho foi realizado pelas alunas da oficina de Reciclagem - Villa Pio.

SIGNO DE CÂNCER por Rosa Carmen

Desde o dia 21 de Junho o Sol encontra-se no signo de Câncer e ficará por lá até 22 de Julho. Significando para nós o início da influência de uma força energética cósmica que aumentará nosso interesse e preocupação pelos assuntos relacionados a:

LAR - MÃE - PÁTRIA - FAMÍLIA - FEMININO

Estação das frutas, que precisam ser bem cuidadas para que possam crescer viçosas. No Hemisfério Norte é verão, momento de clima caloroso e reconfortante, quando os dias são mais longos e o sol traz vitalidade aos frutos.
O simbolismo do caranguejo (do Latim; “câncer”) tem a ver com a rígida carapaça da qual esse animal é revestido. Sua constituição, aparentemente forte e impenetrável é um recurso da natureza para proteger a vida em formação. Suas pinças representam o “forte e protetor abraço materno”, ao mesmo tempo que defendem os filhos, propiciam-lhes condições de sobrevivência. Portanto, Câncer representa a matriz, as condições primordiais da existência que precisam ser protegidas para serem preservadas.
Para nós, do hemisfério sul, o Solstício do Inverno refere-se ao instante exato do Sol entrando no signo de Câncer.



Quarto signo do Zodíaco, o primeiro do elemento água, é também símbolo dos mares, das lagoas, rios, fontes, espelhos d’água e do leite materno e a seiva vegetal. Regido pela Lua, representa a mulher, as mães, o feminino. Fala dos mais intensos sentimentos e profundas emoções provocados por nossas reações diante de todas as experiências que passamos neste mundo em que vivemos.

As pessoas regidas pelo signo de Câncer possuem uma ligação muito forte com o lar e a família, sem que isto queira dizer que as relações familiares sejam boas, podem ser ou não. Mas, serão sempre intensas e tomarão um bom tempo de suas vidas e terão muita influência em suas emoções. A mãe dessas pessoas, presente ou ausente, será sempre uma figura muito poderosa.
Cancerianos tendem a ter um lado bastante reservado, cheio de segredos, e, ao mesmo tempo sentem necessidade de se ligar a outras pessoas, de se envolver com o mundo exterior. São pessoas que precisam de aconchego, abrigo e segurança. Quando são inseguros costumam ficar sempre buscando a atenção para si e podem querer fazer eterno papel de filhos. As vezes comportam-se de forma infantil, inseguros e carentes. Com lamúrias e chantagens, são controladores e mandões. O excesso de sensibilidade pode torná-los cheios de medos e susceptíveis a tudo, magoando-se facilmente.
A influência da energia deste signo, vivida de forma positiva, terá outra conotação tornando a pessoa extremamente receptiva, afetuosa, doadora, acolhedora. São pessoas que tornam-se “mães” de todos aqueles de quem gostam. Querem proteger os outros, educar, alimentar. Costumam ser excelentes anfitriões.
Emocionais, sensíveis e perceptivos, os nativos de Câncer podem “ouvir” coisas e ter “visões”. Possuem uma poderosa antena psíquica, têm capacidade para captar o que se passa ao entorno, assimilando todas as impressões, por isso devem tomar cuidado com o que se envolvem. Precisam ficar atentos e aprenderem a se proteger. Costumam ser bons atores, educadores ou políticos. Dotados de uma rica imaginação podem tornar-se escritores ou poetas. Bom para trabalhar como arquiteto, decorador e urbanista. Tem a ver também com as áreas de alimentação e hotelaria. Desejam e possuem condições de serem muito populares em tudo que fazem.
A casa 4 da roda zodiacal, regida por este signo, é a casa da família, dos antepassados, da herança genética. Portanto representa o nosso passado, do mais próximo ao mais longínquo. Por isso o canceriano, as vezes, vive muito no passado, apegando-se demasiado a ele. É também a casa que nos fala da Pátria.
A Lua, nosso lindo satélite, regente do signo do Câncer, significa para nós uma força feminina indiscutível, representando um dos aspectos do arquétipo da Grande Mãe e povoando fortemente o imaginário do ser humano desde os povos mais primitivos. É o símbolo de uma deusa de dupla face a qual já foram dados vários nomes pelos séculos afora:

SELENE – ARTHEMIS – HECATE – LILITH

Assim, este é um momento em que o ambiente familiar, os assuntos domésticos e a força do feminino encontram-se em evidência. Tempo de cuidarmos do nosso lar, da nossa casa externa e da nossa casa interna onde guardamos os sentimentos e as emoções mais caras e reservadas. Buscando vivenciar o que há de melhor nessa energia circulante. Antes de mais nada, um momento de “armazenarmos” provisões de PROTEÇÃO – SENSIBILIDADE – INTUIÇÃO – ACOLHIMENTO – DOAÇÃO – aquelas que enriquecem a alma e podem nos alimentar sempre.

Como sempre os efeitos de toda essa energia recaem sobre quem possua o Sol, o Ascendente, a Lua e fortes aspectos do nosso satélite em seu Mapa Natal.

GRANDES MÉDIUNS - Edgar Cayce

Nascido nos Estados Unidos em 18 de março de 1877, Edgar Cayce é o mais famoso sensitivo já nascido neste país. Quando criança, Cayce conversava com pessoas que ninguém mais via, inclusive com seu falecido avô - que também possuía dons paranormais. Quase todas as faculdades psíquicas de Edgar Cayce se manifestavam sob o estado de transe, quando ele entrava como que em um sono hipnótico, fato que lhe rendeu o título de o profeta adormecido. Adulto, Edgar dedica-se à profissão de fotógrafo, mas resolve também prestar atendimento às pessoas doentes, em especial desenganados pela medicina, serviço este que ofereceu gratuitamente durante uns 40 anos, atendendo neste período uma média de seis mil pessoas. Precisava apenas saber nome e endereço da pessoa para poder medicá-la. Edgar ficou conhecido também pelas milhares de mensagens que dava, que tratavam de medicina, moral, espiritualismo, interpretação de sonhos e profecias. Falececido em 5 de janeiro de 1945, deixou uma média de 30 mil textos que foram taquigrafados por uma secretária que sempre o acompanhava em seus transes.

Os textos mais interessantes e que mais chamam a atenção são suas profecias referentes ao futuro da humanidade. A seguir alguns trechos.

Em 1932, perguntaram quais seriam os acontecimentos mais importantes dos próximos 50
anos, e Edgar Cayce respondeu: “Em primeiro lugar virá a catástrofe causada por forças que agem sobre a Terra, partindo do universo. ... As forças provocarão uma mudança no equilíbrio da Terra no universo, que, indiretamente será também atingido por isso. ... Revoluções no interior da Terra. É uma mudança da própria Terra, porque o eixo se deslocará e os pólos ficarão em uma outra posição.”

“A Terra se partirá na parte oeste da América. Uma grande parte do Japão deverá afundar no mar. A parte superior da Europa se transformará em um piscar de olhos. Uma nova terra aparecerá e poderá ser vista da costa leste americana. Movimentos se verificarão no Ártico e na Antártida que provocarão erupções vulcânicas nas regiões tórridas e, em seguida, um deslocamento dos pólos, de maneira que as regiões frias, temperadas e semitropicais se tornarão mais quentes, onde crescerão musgos e fetos. ... ”

“A Atlântida surgirá novamente e antes do fim deste século.”

“Nos próximos anos, outras terras aparecerão no Atlântico e no Pacífico. E o que agora é litoral de muita terra, será leito do oceano. Inclusive, muitos campos de batalha presente (esta mensagem é de 1943) serão oceano, serão mares, baías... Partes da atual costa leste de Nova York, ou a própria cidade de Nova York, desaparecerão em sua maioria, enquanto que as partes sulistas da Carolina e Geórgia desaparecerão inteiramente... As águas dos lagos serão vertidas no Golfo. Virgínia Beach estará entre as terras seguras, assim como parte do Ohio, de Indiana e Illinois, bem como a maior parte do sul do Canadá e sua parte oriental.”
“A América do Sul será sacudida desde sua porção superior até a final e, na Antártida, perto da Terra do Fogo, aparecerá terra, com um estreito e correntes de água.”

Pouco antes de morrer, Edgar Cayce teve uma visão do futuro, onde se achava dentro de um
objeto metálico em forma de charuto, sobrevoando a América, no ano de 2100. Diz ele:

“Chegamos a uma enorme cidade. As casas são quase todas totalmente de vidro. Eu perguntei pelo nome da cidade, eles disseram: ‘Esta é a nova Nova York. A antiga cidade foi destruída. Nós a reconstruímos’...

... a água cobria ainda uma grande parte de Alabama e que Norfolk e Virgínia eram imensos portos de mar. As indústrias estavam dispersas nos campos próximos, em vez de centralizadas nas cidades. Um grande número de casas era construída de vidro.”

Sobre o panorama econômico e político do mundo no futuro, previu Edgar:
“A União Soviética tornar-se-á um dia o país mais religioso do mundo. E a China tornar-se-á o alicerce da cristandade.”

“Nova compreensão tem vindo e virá para o povo castigado, em virtude do jugo, da opressão... outro extremo surgirá. Somente quando houver liberdade de expressão e o direito de culto ... - Através da Rússia vem a esperança do mundo - não a respeito do que é com frequência denominado Comunismo ou Bolchevismo. mas liberdade, liberdade! Cada homem viverá para seu semelhante. - O princípio nasceu lá. Levará ainda anos para se consolidar. Ainda da Rússia vem novamente a esperança do mundo! Pelo que será ela guiada? Pela fraternidade com a nação que fez cunhar em sua moeda ‘Confiamos em Deus’.”

“Haverá uma nova ordem social e também haverá uma nova ordem econômica... Não que tudo tenha que vir a ser possuído em comum, como nos regimes comunistas, mas deve ser constituída aquela unidade, aquela associação de idéias, de atividades, de influências por meio das experiências de todos... Cada pessoa, por sua própria atividade, deve ter a oportunidade de expressão, de trabalho, de produção ... Todos devem entender que os que possuem mais devem dar mais ...”

17 de jun. de 2009

Ho'oponopono na Casa de Padre Pio - M Duboc



Se acolho o que meu ego vê
Ou se vejo algum mal em você
Sinto muito, me perdoe
Te amo, Sou grato

Se endosso o que não é real
Se acredito que existe o mal
Sinto muito, me perdoe
Te amo, sou grato

Se me esqueço que sou Infinito
Se dou crédito a qualquer delito
Sinto muito, me perdoe
Te amo, sou grato

Se a mente que mente é do ego
Se o medo ainda me deixa cego
Sinto muito, me perdoe
Te amo, sou grato

Se esqueço de que somos Um
Não percebo o que nos é comum
Sinto muito, me perdoe
Te amo, sou grato

Se em seus olhos não consigo me ver
Se ainda creio que é preciso sofrer
Sinto muito, me perdoe
Te amo, sou grato

11 de jun. de 2009

ATENDIMENTO FRATERNO – CASA DE PADRE PIO

Percepções de uma primeira entrevista – Daisy Elísio

"Porta de entrada da Casa", "Primeiro contato das pessoas com a Casa", "Informar, esclarecer e acolher aqueles que nos procuram", "Ter como meta a prática do amor, da compreensão e da solidariedade diante do sofrimento humano" – eis algumas finalidades do atendimento fraterno dentro da Casa de Padre Pio. Queremos partilhar com vocês, caros irmãos, algumas observações e reflexões relativas ao contato inicial que fazemos com as pessoas que chegam a Casa pela primeira vez. É nosso intuito também abordar as expectativas criadas nesta relação de cumplicidade entre o Voluntário da Casa e o Entrevistado.
Ao receber uma pessoa angustiada, aflita, triste, sem esperança, ou, às vezes, simplesmente curiosa para conhecer algo novo, nossos braços se abrem em caloroso abraço, um sorriso de ternura e acolhimento surge em nossas faces, tomando conta de nossos lábios, e nosso coração se enche de solidariedade e compaixão. Percebemos, então, o quanto importante se faz procurarmos nos isentar, nesses momentos, de quaisquer estereótipos e preconceitos que possamos ter, buscando focar nossa atenção no desenvolvimento de uma “escuta” mais compreensiva, essencial a um verdadeiro processo de acolhimento. Assim, esforçando-nos em nos colocar nessa posição, criamos condições satisfatórias à expressão de orientações intuídas.
Muitas vezes, as pessoas nessa situação, ao serem recebidas de forma solidária e sincera, manifestam suas frustrações, anseios e dores, através de falas ininterruptas e de choros, por vezes, compulsivos. Isso ocorre ao encontrarem um “espaço” receptivo para falarem de seus problemas, sem avaliações ou reprimendas, pois se sentem, momentaneamente, compreendidas, seguras, protegidas.
Portanto, enfatizamos ser necessário, para que isso possa ocorrer com tranqüilidade, que procuremos, como voluntário, estar preparados, emocional e espiritualmente, para podermos transmitir a essas pessoas todo o auxílio de que necessitam. Devemos, também, captar a essência de sua dor, sem, no entanto, absorvê-la para nós, já que isso nos geraria desequilíbrio, inviabilizando dessa forma nossa possível ajuda. No exercício constante e contínuo de solidariedade, compreensão, paciência, humildade e desapego, supervisionado por nossos protetores e amigos espirituais, todos nós, envolvidos nesse encontro, somos fortalecidos em um círculo de Amor e Luz.
Neste primeiro contato, que por vezes duram alguns longos minutos, sentimo-nos “plenos”, quando vemos, através dos olhos de nosso interlocutor, que ele está conseguindo vislumbrar a luz ao final do túnel de seus sofrimentos, quando ouvimos seu suspiro de alívio ao se sentir atendido e reconfortado em seu sofrer, e, ainda, quando dividimos com ele o prazer de, juntos, tentar encontrar possíveis soluções para a diminuição de suas dores.
Assim sendo, este momento se torna divino; e, mergulhados nesta Luz que, certamente, vem do alto, encaminhamos nosso irmão para as atividades oferecidas pela Casa, adequando sua necessidade e sua disponibilidade, num misto de equilíbrio energético-emocional, de aprendizagem intelectual e de cura espiritual.
Como nos sentimos gratos ao nosso amado Padre Pio e sua fiel falange, a toda Espiritualidade presente a Casa e a nosso Pai maior com quem somos Um, ao término de um atendimento, que nos permite crescer e melhorar como seres humanos em aprendizado constante neste Planeta Terra, que nos permite renovar nossas forças, sabendo, a cada dia que passa, que esse é o Caminho da Fé, do Amor e da Caridade!

Paz e Bem

10 de jun. de 2009

A vibração positiva dos 72 Nomes de D'us

1. Amor Incondicional
O Amor é a força universal que liga tudo no universo. Contemplar estas letras sagradas desperta em nós a melhor qualidade existente na vida. Amar sem buscar recompensas nos aproxima da Divindade.

2. Certeza Absoluta
Injetar certeza em tudo que pensamos, falamos e fazemos na vida nos conecta com a Luz Infinita. Meditar nestas letras sagradas com alegria e entusiasmo preenche nosso coração com o poder da certeza que a Luz Infinita sempre conspira a nosso favor.

3. Cura
As letras sagradas que compõem este Nome nos trazem toda harmonia necessária para a transformação interior. Aquilo que chamamos de doença ou enfermidade, nada mais é do que um estado de desequilíbrio da natureza dentro de nós.

4. Eternidade
O tempo é uma dimensão misteriosa. Ao contemplar este Nome Sagrado, acessamos a janela de oportunidade no “Agora” para nos conectar com o “passado”, restaurando processos aparentemente irreversíveis e garantindo no “futuro” uma realidade plena.

5. Imortalidade
Toda expressão da morte nos traz sempre a idéia de fim. Não apenas o fim da vida física, mas também o fim de um relacionamento, uma amizade, um negócio. Contemplar esta seqüência nos conecta com a Luz Infinita, que, como o próprio nome já diz, não tem fim.

6. Liberdade
Todos os desafios que enfrentamos na vida são atraídos por nós mesmos, seja de modo consciente ou não. Meditando nestas letras sagradas refinamos nossos desejos e elevamos nossa consciência de modo a nos libertar do ego quando este está dominante.

7. Prosperidade
Meditar nessa seqüência sagrada indica que tudo que recebemos deve ser direcionado ao ato de compartilhar. Prosperar significa receber o sustento e as dádivas, sempre controlando o ego com firmeza e disciplina.

8. Proteção
Contemplar esta seqüência de letras sagradas nos auxilia a neutralizar qualquer tipo de energia negativa que venha em nossa direção. Onde quer que estejamos, a Luz Infinita, força criadora do universo, estará sempre nos protegendo.

9. Unidade
Esta seqüência de letras sagradas reflete por si só o poderoso som de OM ou de AUM, mantra conhecido em muitas correntes espirituais do oriente. Conectando com essas letras sagradas acessamos o Mundo Superior sem intermediários.

Compartilhando...




Falando em Ação Social, gostaria de parabenizar a todos os incansáveis voluntários, que, mais uma vez, marcaram “um gol” no placar de suas atividades, no dia 28 de maio, último. O programa desenvolvido pela Ação Social da Casa de Padre Pio tem por objetivo materializar para seus usuários, e “voluntários”, os ideais de crescimento espiritual, cooperação e solidariedade, vividos por Padre Pio. Considerando tal visão, é que, antes da entrega das cestas básicas,foi feita uma pequena reflexão com os participantes sobre a importância do respeito em nossas vidas: seu significado, seus descaminhos e implicações em nosso cotidiano. Tal atividade objetivou estimular um maior empenho de todos nós, para estarmos mais atentos as situações de desrespeito a Deus, à natureza, a nós mesmos, ao outro em que, inúmeras vezes, somos autores. Posteriormente, foi realizada uma carinhosa homenagem à Padre Pio, pela passagem do seu aniversário no dia 25 de maio, assim como, foi feito também um breve ritual de agradecimento a Deus e à S. Francisco de Assis, pelas graças recebidas, através da confecção de dois arranjos florais por todos os participantes. Dessa forma, buscou-se incentivar uma maior sensibilidade ao belo, a cooperação entre todos, assim como, o cultivo do espírito de gratidão. Ao término, sob a benção de Padre Pio, pétalas de rosa, foram lançadas aos participantes, provocando grande comoção em todos nós... Lágrimas suaves, silenciosas rolavam na face de muitos... A beleza e a simplicidade do momento tocou as nossas almas.... Ao término, as palavras de Cora Coralina: ”Não sei se a vida é curta ou longa demais. Mas, sei de que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes, basta ser colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove... isso é o que dá sentido á vida...”
Um participante agradecido

DOM DE DEUS por Rosa Carmen

Deus nos incentiva:

“Vós sois a luz do mundo... Não se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de um móvel, mas no candelabro, e assim ela brilha para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”
(Mateus,5- 8,12)

Os poetas exaltam:

“Bom dia, Vida – e todas as coisas felizes e belas.
Meus bolsos nada trazem, mas Aquele que tem o ouro,
O Sol, é meu grande amigo -
Sua generosidade é sem fim!
(W. H. Davies)

Essa frase bíblica e esse poema lembram um tema que falamos muito na CPP, a “humildade”. Mas, o que significa ser humilde?
Tem uma historinha verídica de um garoto americano que na Escola em que estudava se envolveu profundamente com os estudos religiosos e dizia buscar a santidade. Um dia sua mãe ouviu que ele chorava em seu quarto e foi saber o que se passava, ele disse: “Não é justo”. Ela lhe perguntou o que “não era justo?” e ele respondeu : “Tentei ser bom, fiz tudo o que sei para ser bom! Mas tudo o que aconteceu foi cair no maior pecado, agora acho que sou melhor do que os outros”!
As vezes podemos nos sentir confusos começarmos a agir de forma estranha, porque nos encontramos sem referencias diante da importância que nos damos e a que achamos que o mundo nos dá. Receosos de nossa própria vaidade e da opinião alheia, buscamos desesperadamente provar aos outros e a nós mesmos que nossa intenção, pelo menos para o futuro, é sermos o mais humilde possível, negando veementemente o valor dos nossos talentos. Esquecemos, assim, que todos possuem algum bom talento e que estes são “dons de Deus”, só temos que aprender a sempre dar muitas Graças e tentar usá-los para o bem de outros tranquilamente, “sem nenhuma culpa”. Valorizarmos o que fazemos só representa algo ruim quando nos achamos melhores e mais dignos que os outros seres humanos e com isso nos tornamos muito vaidosos e arrogantes.
Mas se entrarmos nesse processo de negação, com medo do tão famigerado e destratado ego, começamos a agir de forma inversa e os nossos talentos tornam-se motivo de angustia e desentendimentos com as outras pessoas, pois tudo o que nos dizem parece conter alguma má intenção oculta.
Dessa forma, vemos aquele que nos critica como injusto e invejoso e quem nos elogia só pode ser um reles bajulador querendo atrapalhar nossas boas intenções de abafarmos nosso orgulho e destruirmos a nossa vaidade. Levados por esses sentimentos, não passa pela nossa cabeça, cheia de idéias rígidas, nem pelo nosso coração empedernido, que o crítico pode ser alguém que tem carinho por nós e está interessado em nos ajudar (mesmo que não queiramos essa ajuda) e a pessoa que nos elogia é alguém que nos valoriza, nos tem carinho e está apenas querendo ser amável, sem sequer imaginar que isso possa nos perturbar e nem qual seria a verdadeira importância que nos damos.
Os dons que Deus nos confere são abençoados e sagrados, cuidemos deles com carinho e deferência, são presentes do divino, são as ferramentas que possuímos e que nos ajudam a percorrermos o nosso caminho atual e realizarmos bem as tarefas devidas. Acharmos que negando-os ou desprezando-os estaremos dando ao mundo uma prova de humildade parece uma grande engano, pois estaremos apenas demonstrando orgulho por pensarmos que eles são frutos apenas das qualidades do nosso ego, sem a participação do Criador. Quem consegue realizar alguma coisa sem dar valor ao que faz, sem achar que está fazendo bem? E pode ser até que não estejamos fazendo bem, pode ser que ninguém goste, mas para agir precisa-se sentir alguma segurança, não é mesmo?
Somos filhos do Pai e Mãe Maiores, herdeiros de Suas Graças, isso não deve ser motivo de orgulho, prazer e alegria? E viemos para essa Terra para representá-los, procurando fazer o melhor possível para só assim continuarmos evoluindo e sendo dignos de Sua Luz e do Seu Amor!

Como bem disse o Mestre:
" O oceano da abundância de Deus flui por mim. Sou Seu filho. Sou um canal pelo qual flui todo divino poder criador. Sou filho de Deus. O que Ele tem, eu, tenho. Portanto, todas as riquezas da Terra e do Universo, me pertencem, são minhas!”
(Paramahansa Yogananda)

O único problema que pode haver é quando cada um de nós pensa ser FILHO ÚNICO!

Luz e paz

3 de jun. de 2009

Exercício de respiração por Rose Lane Romero



MEDITAÇÃO BÁSICA INFINIDADE/PONTO DE TRANQUILIDADE

Tome uma respiração profunda e centre sua consciência em seu Centro de Poder Solar (arca do timo. coração e plexo solar), que a partir de agora nos referiremos como CPS. Pressinta, enquanto percebe, seu CPS sendo preenchido com Partículas de Divina Luz de Criação. Continue respirando profundamente e sinta a energia sendo construída, e viajando acima, pelas suas costas, através de sua coluna vertebral. Esta energia permeia a Medula Oblongata, onde a coluna vertebral e a parte mais baixa de seu cérebro são conectadas, que contem os centros nervosos que controlam a respiração e circulação, e também conectam para o chacra de ascensão. A energia de Luz avança através do chacra de ascensão e sai atrás de seu cérebro, em um arco de 15 cm sobre sua cabeça, c desce a frente. diante de sua face. entrando novamente em seu CPS. Ela continua sua jornada para baixo, pelas costas/coluna vertebral e sai pelo chacra raiz em um arco. então sobe a frente de seu corpo. retornando novamente para o CPS, ganhando mais energia. Luz e poder com cada respiração.

Continue o processo de respirar profunda e ritmicamente, a medida que visualiza esta INFINIDADE (8). símbolo de Luz-Poder, que arqueia a frente, e mais a frente, sobre sua cabeça e profundamente abaixo, dentro da Terra, retomando para seu CPS com cada ciclo rítmico. Continue o processo tanto quanto for confortável, sabendo que como incorpora mais dessas preciosas Partículas de Luz. isto magicamente acelerará o processo de limpar e clarear de seu recipiente físico de qualquer energia discordante e preencher as vacâncias com substância de Luz do Criador. Estará também acessando, mais e mais. de elevadas dimensionais formas pensamento de novas Criações, ancorando-as cm sua realidade física e também, profundamente, dentro da Terra. Sua amada Terra será grandemente beneficiada do processo, a medida que compartilha com ela esse maravilhoso presente de Criação. Em retorno, ela fortalecerá e harmonizará sua conexão contigo, como sócios, você avançara sobre os negócios de seu Pai/Mãe de criar o paraíso em seu planeta lar

1 de jun. de 2009

Escritos em Mendes por Cecilia Cid

Dia 29/05/2009
Na parte da tarde.


Teu corpo e o meu soa um só filho.
Consagro seus olhos, seus ouvidos, sua boca...
Somos UM Filho Divino.
Não temais, somos e estamos em um só corpo e um só espírito.
Estamos em comunhão.
Seja luz porque Eu e Você somos UM, somos luz, viemos da luz e estamos na luz.
Sinta-se abençoado, amado.

Graças a Deus.

Dia 30/05/2009
Durante o almoço.


O silêncio cai em mim como gotas do infinito.
O silêncio me une ao Um, me faz Todo, me mostra o Eu Não existente.
Apresenta-me Senhor Infinito teu mundo, tua dádiva, tua luz.
Faz de mim instrumento da tua vontade e que nesse Um silencioso que emana de nós possamos sentir, saborear, amar, viver, iluminar, compartilhar o silêncio do próximo.
Dai-me paz, para que eu possa ter paz, para que eu possa ter paz.
Dai-me silêncio, para que eu me torne o próprio silêncio.
Dai-me graças para que ela eu compartilhe quando acordar do meu Eu no Nosso Ser.
Cordeiro de Deus que tira os pecados do Mundo, viva em mim.

Dia 30/05/2009
Na parte da tarde.


Filho, o meu amor por ti é infinito.
Crê em ti porque crês em mim.
Somos UM.
Somos Graça.
Somos Luz.
Somos Amor.
Filho, Teu Pai estará contigo onde estiveres.
Tua Mãe estará contigo onde fores.
Filho, já te disse: não temas, Eu estou em Ti porque Tu estás em Mim.
Salve Pai, Salve Mãe, Salve Filho, Salve Espírito Santo.
Assim Seja.

------

Só em Ti encontrarás o caminho.
Perdoa teu irmão em Nome do amor maior.
Eu te perdoei. Não se julgue. Não se contraia.
O amor divino olha por ti.
Só o Amor Divino estará em Ti.

Dia 30/05/2009
Ao anoitecer.


Mãe, aos Teus pés me ajoelho e reverencio toda a sua Glória.
Mãe, você é Divina em sua pureza, em seu amor.
Mãe, você é divina em mim.
Mãe, aos teus pés me rendo e me entrego.
Em Ti confio e me entrego no Amor, porque sei que a luz é o que reinará em nossos corações.

Dia 31/05/2009
Durante uma caminhada solitária ao amanhecer.


Assim como as aves voam para longe todo o meu ser foi ao seu encontro.
Voamos para o alto das estrelas, o portal do infinito se abriu e lá estava Padre Pio de braços abertos a nos acolher junto a todos aqueles Mestres que permeam o caminho.
Do coração só o amor incondicional restou, o que nos torna Um na presença de Ti.

Graças a Deus.

FOGO SAGRADO por Rosa Carmen

FOGO SAGRADO


Fogo aceso na terra, madeira,
Árvore que queima e se contorce,
Seus veios formam imagens serpentinas
Enroscadas num abraço mortal.
Brasas rubras se desprendem
Desenhando estranhos seres voláteis,
Que se espalham pelo ar numa dança frenética.
Cores, cores, luzes,
Reflexos do nosso júbilo e das nossas dores.
Brilho que cega. Êxtase indizível.
Visões que nos transportam
Ao encontro das estrelas
E a Meia Lua luzindo na noite escura.
Espíritos do Ar invocados pelo vento
Chama que vibra, queima, limpa e cura.
O Calor Sagrado que de ti emana
Abre o Portal da Vida,
Mostra o caminho da Fonte Eterna
Prá resgatar a nossa alma impura!

Que Deus, Pai e Mãe, continue nos orientando e Padre Pio nos protegendo.
Luz, paz e amor
Rosa Carmen


Mapas do primeiro e do ultimo evento a serem realizados pelas pessoas que irão a Mendes.


Atualmente o Sol encontra-se no signo de Gêmeos. Mercúrio em Touro, Vênus e Marte conjuntos em Áries. Júpiter, Netuno e Kiron conjuntos em Aquário. Saturno em Virgem e Plutão em Capricórnio. Cabeça e Cauda do Dragão, respectivamente nos signos de Aquário e Leão. Não haverá mudanças nessa situação durante a nossa estadia em Mendes. Só mudarão os Ascendentes (de acordo com os horários) e a Lua (que muda rapidinho).

Portanto, no conjunto da obra, estamos sob a influência desses signos citados acima. Para fazermos um pequeno resumo das mensagens que estão sendo nos enviadas pelo plano astral, vamos imaginar que cada um de nós faz par com cada um desses astros considerados pessoais:

O Ego (Sol em Gêmeos) – Deseja se relacionar, se comunicar, conversar, trocar idéias com todos. Sente necessidade de estar em movimento, aberto ao mundo exterior, quer aprender e ensinar. Alegre, jovial, racional e intuitivo. Quer liberdade, detesta limites. Curiosidade. Vontade de fazer pequenas viagens.

A Comunicação (Mercúrio em Touro) – Pensa antes de falar, prefere conversar com as pessoas que gosta. Fala com uma certa formalidade, é prático e comedido. Determinado na sua maneira de pensar, difícil de mudar seu ponto de vista. Busca segurança em tudo o que faz. Não aprecia discussões, mas se incomoda facilmente e ignora o que não lhe interessa.

Os Sentimentos e Relacionamentos (Vênus em Áries) – Afetos expressados vivacidade, entusiasmo e pressa. Impaciência, rápida perda de interesse. Estilo arrebatado e agressivo. Extroversão e sinceridade.

Atitudes e Ações (Marte em Áries) – Independência, coragem, impulsividade. Ação direta, pode desconsiderar as pessoas. Auto-afirmação, domínio sobre os outros. Temperamental, facilmente irritável. Rapidez, impulsividade. Não gosta de ficar parado.



Os demais planetas, considerados transpessoais, estão em sintonia com as seguintes energias:

Expansão através de princípios humanitários, religiosos e espirituais. Intuição, inspirações, sonhos proféticos. Grande interesse pelo mistério, sensibilidade elevada. Bons trabalhos em grupos artísticos ou espirituais. Planos com amigos, projetos e ideais comunitários. Bons amigos e protetores. Pode haver decepções e excesso de irrealidade e de fantasia. Abuso do poder, enganos. Investigação metafísica. Sacrifício para o bem comum, atitudes que ajudam a elevar a humanidade, solidariedade. Busca do Grandioso, do aparentemente impossível. Condições para cura. Possibilidade de sucesso e realizações. Busca por alguma forma de retiro em lugares mais isolados. Hospitalidade e cordialidade.
(Acreditem, não inventei esse ultimo tópico – Está escrito em um livro!!!)

Encontro de segurança na ordem. Eficiência, paciência, responsabilidade. Trabalho duro, senso de organização. Muita exigência, inflexibilidade. Praticidade e perfeccionismo. Momento de retração, idéias dogmáticas e rigidez. Doenças imaginárias, idéias fixas. Deve-se ter cuidado com remédios e todo tipo de drogas em geral. Insegurança, timidez, medo, avareza. Lembranças do passado desta e de outras vidas. Tendência a isolamento e frieza. Limitações, dificuldades. Mas, deve-se persistir, ultrapassar obstáculos, amadurecer. Mestres e Iogues.
Perda de poder, confronto com autoridade em geral. Ambição. Tenacidade e resistência. Capacidade de suportar sacrifícios, dores e dificuldades. Grandes e profundas transformações que trazem maturidade e sabedoria.



INÍCIO: Dia 29/05/2009 – 18h

Mapa: Ascendente Sagitário – Lua no signo de Leão.

Momento de expansão da consciência, condições para viagens físicas e mentais. Necessidade de grandes espaços, de novos horizontes. Otimismo, alegria, entusiasmo. Interesse por rituais, por práticas religiosas. Arrogância e excessos (na fala e nas atitudes). Visão universal e de longa distância. Idealismo, generosidade. Clarear o que se encontra obscuro. Comunicação e ensino mais elevados. Desejo de ostentar. Orgulho, vaidade, mania de grandeza.
Sentimentos e emoções intensas, fortes reações às situações. Desejos de prazeres, diversões. Muita sensibilidade e imaginação. Contato com o público. Hiper sensibilidade, dispersão. Muito gasto de energia. Situações agradáveis, poéticas. Amorosidade.



FINAL: Dia 31/05/2009 –

Mapa: Ascendente Leão – Lua em Virgem (conjunta a Saturno)

Momento solar, de consciência de si. Imponência, orgulho, magnetismo e confiança. Poder e realeza. O Sol é o impulso inato de sermos nós mesmos. Representa o caminho da individuação, de como a pessoa pode chegar à sua mais intima natureza e entrar em harmonia consigo mesmo. O signo em que ele se encontra é a melhor maneira de seguir esse caminho. No caso do Leão, o Sol fica ainda mais forte, pois está exatamente no signo regido por ele. É a maior fonte de energia, é o brilho, a honra, o sucesso. Símbolo da Consciência e do Logos. Esotericamente, significa o Ouro e a Luz. Inclusive a iluminação espiritual. Neste mapa encontra-se na casa 10, no alto da montanha, no Meio do Céu.
A Lua em Virgem conjunta a Saturno, traz sentimentos de, modéstia, timidez, reserva. Pode provocar tristeza, melancolia, sentimentos de pessimismo e rejeição.Representa o trabalho, a limpeza, a alimentação. Ajuda na prudência, na passividade. É o serviço e a falta de ambição. Aceita limites. Seriedade, introspecção e amadurecimento.

UM BOM RETIRO...

Muita luz e paz para todos nós

Abraços
Rosa Carmen

EVENTOS NA CASA DE PADRE PIO

UM CURSO EM MILAGRES, com Gary Renard, afamado autor dos "best-sellers", em 17 países, "The disappearance of the Universe" e "Your immortal Reality".

O evento terá lugar no Rio de Janeiro, dia 11 de dezembro de 2010, sábado, com duração das 11 hs. às 18 hs. (Ingressos limitados)

Todas as informações sobre o evento, estão no site
http://www.garyrenardnorio.com.br/









Guerreiros da Paz

PEQUENAS CRÔNICAS DO COTIDIANO

Você é Espiritualmente Inteligente?

No livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a física e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.
O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune.
Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".
Aos 57 anos, Dana vive na Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em física pela Universidade Harvard, com pós graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para o português.
QS - Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record). Dana tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho.
Ela falou a EXAME em Porto Alegre durante o 300 Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suíça, em 1971, que representa um milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.
Eis os principais trechos da entrevista:
O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.
O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor.
O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida.
É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.
De que modo essas pesquisas confirmam suas idéias sobre a terceira inteligência?
Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas.
É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais.
Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras.
É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento.
Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.
Qual a diferença entre QE e QS?
É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.
A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular.
Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso.
A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.
No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana.
Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções...
A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual.
Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.
Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10. Têm compaixão